30 de jan. de 2014

Virtua Racing


Jogos de corridas sempre foram muito emocionantes, pelo menos pra mim, e muito irritantes também. Alguns sempre marcam nossas mentes, seja  ele por diversos motivos.
Eu nunca consegui tirar da cabeça o lendário Virtua Racing.
Tinhas gráficos poligonais, que para época, gostavam de falar em revolução e tentar alguma coisa em 3d.
Originalmente, o jogo foi desenvolvido para arcade, posteriormente lançado para diversas plataformas, dentre elas Sega 32x, Sega Saturn e PS2 e também para Mega Drive.

Mas peraí, como converter um jogo que fora desenvolvido em 32bits, para um console com metade dessa capacidade. Sim, a sega tinha seus truques.

 Virtua Racing para o Mega foi lançado em 1994 e até então ele fazia um certo sucesso no arcade, e a mesma fabricante do jogo, a Sega desenvolveu o cartucho com um microprocessador auxiliar, o Sega Virtua Processor, que fazia com que o Mega Drive pudesse rodar o jogo.

Porém isso acabou elevando o preço do cartucho, fazendo com que, pelo menos no Brasil, não fizesse tanto sucesso assim no nosso agradabilíssimo console.

Nada mais que um jogo de corrida, com apenas 3 pistas e para cada pista, uma dificuldade diferente: Begginer, Medium e Expert.



Historia e Roteiro




Nada de historia. Diferente de outros jogos de corrida onde você tem o Ayrton Senna ou Schumacher, aqui você é um piloto X disputando corrida nas 3 pistas diferentes que tem o jogo.

Gráficos

Como todo gráfico poligonal, a sensação que se quer passar é o 3D, e tentar detalhar bastante coisa. Os cenários e as pistas são até detalhadinhos e bem feitos, mas apesar de o poligol tentar expressar uma realidade, os carros ficam parecendo setas, mas não são mal feitos, nada que atrapalhe a diversão do jogo. Por exemplo a marca de pneus arrastando numa curva, a fumaça de uma frenagem e a graminha na traseira do carro quando passa no mato fora da pista.

Musicas e Efeitos Sonoros

Além do barulho de um carro de corrido, no inicio de cada corrida, acontece uma musica de alguns segundos, diferente para cada estagio, que é até um pouco emocionante, chega a empolgar no momento inicial da corrida. Assim como todos os timebonus, toca também uma musica de poucos segundo, o suficiente para te empolgar a continuar acelerando. Fora isso, nenhuma musica, mas não chega a fazer tanta falta, pois o barulho do carro te deixa concentrado na corrida e os timebonuses acontecem o tempo todo.

Controle e Jogabilidade

Nada de difícil nos controles, como todo bom jogo de corrida comum.
Esqueda e direita para controlar o carro, com o botão C você freia e com o B acelera.
A jogabilidade também é muito boa, claro que dependendo do nível de pista que estiver correndo, vai exigir muito mais habilidade do jogador, não vai ser apenas pisar no acelador e fazer curva batendo na mureta, o jogo exige um bom controle de frenagem e também de tirar o dedo do acelerador para as curvas ( quem já jogou daytona no arcade, sabe muito bem do que estou falando).

Em Virtua Racing com o A, você também pode controlar a visão da câmera. Você tem a visão do Cockpit, a visão grande da traseira do carro, uma visão um pouco acima e atrás do carro (ou seja visão normal em qualquer jogo de corrida) e uma mais de cima (Essa perfeita para o modo Expert).

Virtua Racing também pode ser jogado com 2 players, divindo a tela. Mas nessa disputa, não existem mais adversários, ou seja, não tem Npcs disputando a corrida juntos com os 2 jogadores, o que torna um pouco chato, caso um jogador seja muito melhor que o outro.

E a o modo FreeRun onde você corre na pista vazia, um treino para as pistas, saber como dirigir pra tirar depois a prova real no Racing. 

Dificuldade


Como já havia dito anteriormente, e repetidamente, o nível de dificuldade depende da pista que você escolher

“Big Forest”  é o nome da pista do Begginer,  o estagio mais fácil. Tem algumas boas retas e perto da linha de chegada um S simples que pode dificultar se você não estiver acostumado a jogos de corrida.

“Bay Bridge” é a pista de nível Medium. Tem também umas boas retas, mas aqui os momentos das curvas são muito fechadas, algumas curvas em 90 graus e uma super curva que facilmente pode fazer você derrapar se não tiver muito controle do carro.

E finalmente “Acropolis”, a pista expert do jogo. Essa pista como o nome já diz, é a mais difícil, tendo umas poucas retas e na maioria curvas e desníveis de leve, para acabar com qualquer dedo que queira vencer de qualquer maneira. Exige muito controle de frenagem e como eu disse acima, usar a câmera mais de cima, vai te dar uma noção melhor para dirigir nela.

Comentario Final


Um jogo de corrida, sem historia, sem astros, mas com uma diversão incrível, como todo jogo de arcade deve ser. Talvez por isso, um jogo simples de arcade, o jogo se torne viciante, e é muito difícil de parar de jogar enquanto você não ganha nas 3 pistas. Esse é o problema, depois da vitória em tudo, o jogo vira um mais do mesmo e acaba perdendo a graça, mas mesmo assim, Virtua Racing é um dos melhores jogos de corrida que já joguei. 

NOTA: 8,0

0 Comments:

Postar um comentário