23 de jul. de 2018

Divagações Oldschool: Minhas cinco músicas favoritas de NES



As músicas dos jogos de videogame... O que começou apenas como um elemento meramente decorativo, de ambiente, nos jogos logo se tornou um show a parte, ganhando o coração dos fãs e despertando a atenção das empresas, que logo venderiam com álbuns com trilhas sonoras e versões orquestradas das trilhas sendo lançadas nas lojas (quer dizer... no Japão e, em menor escala, EUA... no Brasil nem pensar).
É... acho que podemos dizer que também se tornou uma indústria a parte, e não duvido que existam aqueles que torçam o nariz para isso, considerando tais ações por parte das empresas como caça- niqueis para faturar ainda mais em cima dos fãs, mas independente de qualquer coisa, todo jogador tem suas listas de preferidas vindas das trilhas sonoras dos games. Para o bom e velho NES, a minha é essa:

#1- The Moon- "Ducktales"



Sem dúvida a minha preferida. Os acordes dessa música tem uma beleza rara e, levando em consideração as limitações do hardware da época, foi uma proeza e tanto! A versão orquestrada dessa música é simplesmente fantástica.

#2- Overworld- "The Legend of Zelda"



Nenhuma música conseguiu captar o espírito e emoção de aventura quanto essa- não é a toa que vai se tornar frequente na franquia, atualizada e modificada, mas em essência a mesma. Muitas vezes quando estou praticando trekking ou hiking essa música soa dentro da minha cabeça involuntariamente.

#3- Oppening Theme- "The Legend of Zelda"



Na minha opinião, a primeira música a mostrar que videogames podiam ter trilhas sonoras tão épicas quanto os filmes de cinema. E como encaixa bem com a aventuresca tela de abertura! Feito uma luva!
 E sim... "The Legend of Zelda" figura duas vezes na lista.

#4- A Father's Letter- "Ninja Gaiden"



Em geral as pessoas lembram de "Ninja Gaiden" por sua dificuldade insana e esquecem outros aspectos em que o jogo se sobressai, como a qualidade (para a época) de suas cutscenes e sua trilha sonora de primeira. Das várias músicas legais do jogo, essa é a que eu gosto mais.
E já ouviu falar da Banda MegaDriver? Eles tem uma versão rock n' roll dessa música que ficou ótima!

#5- "Dr. Willy's Castle"- Mega Man 2



A música de abertura de "Mega Man 2" é bem lírica, com uma beleza suave e as músicas das fases são bem legais, mas de toda a trilha sonora a que melhor capta o espírito do jogo, e da própria franquia, é sem dúvida a primeira música da fase da fortaleza do Dr. Willy. Aliás essa música é perfeita para várias situações, desde correr na esteira na academia a tentar alcançar o ônibus que já está indo embora do ponto.

Tem muitas outras que gosto (alguém lembra como a música da primeira fase de "Bad Dudes vs Dragon Ninja" é legal?) mas para a lista não ficar imensa, vou parando por aqui. Mais para frente coloco minhas favoritas de Master System, Mega Drive e SNES.
E quem quiser colocar a própria lista de músicas de NES favoritas nos comentários, sinta-se a vontade! Será um prazer ler e jogar conversa fora sobre isso. Um abraço e bom jogo a todos!


0 Comments:

Postar um comentário