19 de jul. de 2018

Divagações Oldschool- E tem mais aquela capa...


O post sobre a pior capa dos jogos oldschool acabou tendo consequências amargas... graças a um amigo do nosso blog, que se empolgou com o lance de capas antigas de qualidade estética questionável, algo que minha mente tinha feito o favor de esquecer voltou à tona... a capa norte- americana de "Columns III- The Revenge of Columns".
"Mas por que? Columns é uma série legal"- talvez alguém diga. Sim... é sim... eu gosto da franquia e até por isso acho que "Columns III" merecia uma box art melhor do que isso:


Ah, cara... vamos lá... por que isso? sério... para que isso? O que se passava nos escritórios de propaganda e marketing nos anos 90, afinal? Ao olhar essa capa o que me vem a cabeça é uma situação desse tipo:

CHEFE: "Terminou a capa daquele jogo, o tal Columns sei-lá-qual-número?"
ALGUÉM: "Sim, sim... terminado!"
CHEFE: "Tirou fora aquelas galinhas esquisitas da capa japonesa?"
ALGUÉM: "Sim, como o senhor pediu... olha só!"
CHEFE: "Mas está um espaço em branco enorme acima daquele monte de gemas..."
ALGUÉM: "É... eu tentei dar enfoque nas gemas e nas colunas... sabe como é... o que tem no jogo e..."
CHEFE: "Não... precisamos preencher esse vazio..."
ALGUÉM: "Posso colocar mais algumas gemas caindo... que tal?"
CHEFE: "Não... já tem gemas demais!"
ALGUÉM: "Então... posso colocar uma foto do meu tio Eugene?'
CHEFE: "É aquele seu tio de meia- idade meio careca, que só usa tênis de corrida mesmo não conseguindo caminhar nem 5 minutos até à padaria da esquina e está sempre vestindo aquela camisa amarela que não combina com nada mais que ele tenha no guarda-roupa?"
ALGUÉM:" Ele mesmo."
CHEFE: "Perfeito!"

A capa japonesa. Não, não sei porque colocaram galinhas nela, mas ainda assim prefiro essa versão .

Até que faz sentido mas vamos tentar ser mais racionais, embora essa capa não facilite muito tal coisa... de repente nos EUA pensaram que "Columns" não interessaria ao jogador juvenil médio e tentaram enfocar no pessoal mais velho, calculando que a molecada não deixaria de jogar Sonic para juntar 3 pedras preciosas de cores iguais, mas que talvez o tio solteirão encalhado que foi comprar um jogo para o aniversário do sobrinho poderia acabar decidindo levar "Columns III" para si próprio... e como é de um adulto que estamos falando não poderia ter aquela capa japonesa com galinhas de desenho animado... tinha que ser uma capa com a qual esse público se identificasse... que batesse o olho, se reconhecesse e pensasse "Ei, então não tem só jogo para moleque! Tem jogo para mim também".
E o que é mais adulto que um careca sentado em um monte de gemas, afinal? Ainda mais com aquela cara de quem conseguiu pagar todas as contas esse mês!
Faz sentido também... e como, ao contrário da capa do velho do banjo, não sei de nenhuma explicação oficial para essa capa, fico com as minhas mesmo. Para uma capa tão descabida quanto essa, está de bom tamanho.

0 Comments:

Postar um comentário