15 de jul. de 2018

10 Zelda-clones oldschool que valem a pena ser jogados

"The Legend of Zelda" foi lançado para o NES em 1986 e além de dar origem a uma das franquias de maiores sucessos do mundo dos jogos também gerou uma quantidade considerável de "clones", os quais tentavam pegar carona no sucesso do título.
Sendo bem sincero...  obviamente nem todo "clone" é um bom jogo, mas também acho que um jogo ser um "clone" de outro mais famoso não é, em si, impeditivo algum para ter qualidade e ser divertido. Nós do OSD separamos dez jogos antigos semelhantes demais com a franquia "Zelda" para ser mera coincidência mas que, independente disso, são legais por seus próprios méritos.

#1- Golden Axe Warrior (Master System)

Clonou quem?  "The Legend of Zelda" (NES)




Um spin- off da popular série de beat'em ups mediefantásticos onde a Sega tentou pegar carona no sucesso do jogo da Nintendo mas sem deixar de lado a prata da casa, usando a fama de um sucesso próprio na mistura. O jogo tem uma história bem clássica, de um jovem guerreiro querendo vingança contra um lorde maligno que matou seus pais, mas tem tudo para agradar os fãs do gênero action RPG, além de participações especiais dos personagens originais de "Golden Axe" (e do próprio machado Golden Axe!) como um atrativo a mais.

#2-  Willow (NES)

Clonou quem?  "The Legend of Zelda" (NES)



Lançado em 1989 pela Capcom, "Willow" serviu para mostrar duas coisas: que não eram apenas outras plataformas que tentavam surfar na onda de "The Legend of Zelda" e que grandes estúdios também clonam. Inspirado no filme de mesmo nome, o jogo é um action RPG que segue vagamente o enredo de seu equivalente cinematográfico e trouxe alguns elementos ausentes em "The Legend of Zelda", como subir de nível ao se acumular pontos de experiência.

#3- Golvellius (Master System)

Clonou quem? "The Legend of Zelda" (NES) e "Zelda II: The Adventure of Link"


"Golvellius" é uma verdadeira hidden gem! Um jogaço que nunca recebeu todo o reconhecimento e valor que merecia, "Golvellius" deu aos Master System seu próprio garoto cabeludo empunhando espada e escudo para salvar uma princesa, em fases que alternam a visão de-cima-para-baixo/ top- down de "The Legend of Zelda" com o estilo plataforma de "Zelda II: The Adventure of Link". Assim como nos jogos de "Zelda", os cenários podem ser revisitados, conforme novos itens são conseguidos pelo jogador, possibilitando novas áreas serem alcançadas. 

#4- Crusader of Centy (Mega Drive)

Clonou quem: "The Legend of Zelda: A Link to the Past" (SNES)



Também conhecido como "Ragnacenty" ou "Soleil", "Crusader of Centy" foi feito para ocupar a lacuna de um  "The Legend of Zelda: A Link to the Past" no Mega Drive, com direito até a golpe de espada rodopiante 360o! Está com saudades de cortar mato? Não se preocupe mais com isso! E como é perigoso ir sozinho, alguns mascotes vão ajudá-lo durante a aventura, cada um com uma habilidade ou poder diferente. Não deixe de admirar a sombra das nuvens passando enquanto você passeia por aí- um detalhe muito legal no jogo!

#5- Brave Fencer Musashi (Playstation)

Clonou quem? "The Legend of Zelda: Ocarina of Time"


Lançado pela SquareSoft em 1998, "Breve Fencer Musashi" foi a tentativa da Sony de fazer frente ao sucesso de "The Legend of Zelda: Ocarina of Time". O jogo foi um action rpg em 3D e arte estilo chibisuperdeformed com muita coisa em comum com o jogo da Nintendo, mas acrescentando uma alta dose de humor- algumas das tiradas são simplesmente ótimas! 

#6- Alundra (Playstation)

Clonou quem? "The Legend of Zelda: A Link to the Past"


Os jogos da franquia "Zelda" lançados para o Nintendo 64 trouxeram uma grande mudança tanto  na estética quanto na jogabilidade com a mudança para gráficos 3D. "Alundra" dá uma ideia do que teria sido um "Zelda" lançado em 2D naquela época, além de sua história ter um teor mais maduro que o usual para os jogos do Link e muitos puzzles a serem solucionados.

#7- God of Thunder (PC)

Clonou quem? "The Legend of Zelda" (NES)


Um jogo freeware do início dos anos 90 que misturou o estilo de jogo do primeiro "Zelda" do NES com mitologia nórdica e piadas cheias de referência a cultura nerd-pop. Explore dungeons, resolva puzzles, coma maçãs e derrote Loki. Apenas lembre-se! O martelo encantado Mjolnir deve ser bem utilizado. Cuidado em quem você o arremessa.

#8- Crystalis (NES)

Clonou quem? "The Legend of Zelda" (NES)




Um action RPG que une (e muito bem) fantasia medieval com ficção científica pós- apocalíptica, onde um herói de tempos passados deve derrotar um cruel império em um mundo que surgiu das cinzas do seu, contando com a ajuda de um punhado de velhos sábios e de uma mulher misteriosa. No geral me pareceu algo como uma mistura de jogo de Zelda com anime de Hayao Miyazaki, o que é bastante positivo!

#9- Neutopia (TurboGrafx-16)

Clonou quem? "The Legend of Zelda" (NES)




Para o retrogamer brasileiro, o TurboGrafx-16 é uma mina de ouro quase inexplorada- vide "Neutopia", um action RPG com vista top-down, muita exploração em masmorras e prosseguimento não-linear. E bombas abrem buracos nas rachaduras das paredes também!

O jogo tem uma continuação, "Neutopia II", também para o TurboGrafx-16, que se assemelha bastante tanto ao "The Legend of Zelda" do NES quanto ao "The Legend of Zelda: A Link to the Past" do SNES, mas foi lançado um pouco antes do jogo do SNES no mesmo ano de 1991.

#10- Faxanadu (NES)

Clonou quem?  "Zelda II: The Adventure of Link" (NES)



"Zelda II: The Adventure of Link" sempre dividiu opiniões entre os fãs da franquia. Se você está do lado dos que gostam do jogo, experimente jogar "Faxanadu" do NES, lançado no mesmo ano de 1987. O jogo, assim como o segundo "Zelda", mistura elementos de RPG e plataforma em um cenário de fantasia, mas dessa vez a história se centra na jornada de um aventureiro andarilho para salvar seu lar e não uma princesa.

* Menção Honrosa: The Legend of Owlia (PC)

Clonou quem? "The Legend of Zelda" (NES)




Mesmo mais de 30 anos depois de seu lançamento, o primeiro "Zelda" continua inspirando desenvolvedores  e criadores de jogos, sendo um exemplo recente disso o indie "The Legend of Owlia", um action RPG estilo 8 bits com fantasia, puzzles e... corujas.

E ficamos por aqui com a lista de hoje. Para quem gosta de explodir coisas com bombas, perambular por labirintos e procurar por cristais e tranqueiras diversas, tem aventura suficiente por um bom tempo.

Um comentário:

  1. Vale mencionar que Brave Fencer Musashiden é baseado em Musashi Myamoto. Kojiro também aparece, claro, como rival.

    ResponderExcluir