24 de jul. de 2019

Análise do pack "SNK 40th Anniversary Collection"- PARTE 3


Trazemos hoje a segunda parte da análise de cada um dos jogos da coletânea de 40 anos da SNK. Lembrando apenas que a versão para XBox One a coletânea traz um jogo a mais, "Baseball Stars", ausente de nossa postagem aqui no OSD porque a minha versão é a de Steam.

13- Munch Mobile: Para mim o pior jogo da coletânea. Um arcade monótono onde você controla um carro antropomórfico que cata maçãs, gasolina e outras guloseimas para devorar enquanto passeia aleatoriamente pela estrada. Acho que o ponto mais favorável desse título é que os gráficos e música não são ruins, mas... fora isso... é apenas um joguinho bem tedioso.

14- Ozma Wars:Um clone de "Space Invaders". Você gosta de jogos tipo "Galaxian" ou "Galaga"? Então vai curtir "Ozma Wars". Não gosta? Nem gaste seu tempo jogando.

15- Paddle Mania: Um arcade de esporte um tanto esquisito, que mistura tênis com air hockey e outras coisas, como vôlei!
Sim, é sério.
Aviso que leva-se um tempinho para pegar o jeito da coisa, mas até que o jogo é divertido.

16- P.O.W- Prisoners of War: Não gostou de jogar com guerrilheiros revolucionários cubanos em "Guerrilla War"? Então jogue "P.O.W- Prisoners of War" e ajude um heroico soldado norte-americano a escapar do campo de prisioneiros dos inimigos malvados!
"P.O.W- Prisoners of War" é um beat'em up legal, contando a versão arcade com gráficos caprichados. A versão do NES é obviamente mais simples, mas é um jogo de ação acima da média, com cenários variados e boa jogabilidade.
Na minha opinião, "P.O.W- Prisoners of War" é uma das estrelas da coletânea.

17- Prehistoric Isle: Um SHMUP divertido e com gráficos legais onde se destaca o enredo e ambientação digna de uma revista pulp dos anos 30: Um aventureiro em seu biplano vai investigar o sumiço de vários aviões perto de uma ilha perdida do Caribe e acaba tendo que encarar dinossauros e homens da caverna a base de bala.
Mais pulp que isso, impossível!
Lembre-se... é um SHMUP dos anos 80... é difícil, embora de uma dificuldade esquisita: as fases até que dá para levar adiante sem maiores problemas mas com chefões enjoados de derrotar.

18- Psycho Soldiers: Talvez o mais "cult" dos títulos do pack. "Psycho Soldiers" é um jogo de ação e aventura em um estilo plataforma bem peculiar e estrelando Atena e Kensou da franquia "The King of Fighters"- na verdade esse jogo é a primeira aparição de ambos, como um par de jovens com poderes psíquicos que tentam proteger sua cidade natal do ataque inesperado de um exército de criaturas monstruosas- uma cidade japonesa, obviamente... onde mais tal coisa ocorreria?
O jogo consegue ser ao mesmo tempo datado, divertido e curioso. Tem gráficos legais, com sprites pequenos mas surpreendentemente detalhados. A música também chama atenção por ter trechos cantados (afinal Athena Asamiya é uma cantora "idol"), o que devia ser o máximo em 1986!
"Athena! I will go!"

19-S.A.R- Search and Rescue: Um jogo de tiro com visão aérea/ top-down mediano, que tem como destaque a ambientação com clima daqueles filmes dos anos 80 que misturavam ficção científica e terror, como "Alien- O Oitavo Passageiro": Uma nave de pioneiros cai em um planeta deserto, por motivos desconhecidos, e uma dupla de agentes treinados e armados é enviada para investigar e descobrir a razão.

20- Sasuke vs Commander: Um arcade do tipo "shooter de tela fixa" lançado em 1980. Vale mais como curiosidade histórica.

21- Street Smart: Um jogo de luta um-contra-um de 1989. Lembra um "Pit Fighter" mais simples e com clima bem mais leve (além de ter gráficos pixelados). 
É um joguinho bem "Mais-ou-menos", para ser franco.

22- Time Soldiers: Mais um "Run-&-Gun" com visão de cima para baixo, só que misturado com viagens no tempo. Até que é legal, mas pode ser um pouco confuso em alguns momentos e é preciso ficar atento para não acabar rodando em círculos.
E o protagonista parece o Seya de "Cavaleiros do Zodíaco"...

23- TNK III: Um SHMUP de tanque meio genérico, mas que não é ruim não. Dá para se divertir, em especial para quem curte jogos de tiro.

24- Vanguard: Um dos primeiros jogos de nave onde se podia mover para todo lado em uma tela que se move no lugar de apenas de esquerda para direita em uma tela fixa. É de 1981, logo tanto gráficos quanto efeitos sonoros são muito datados. Se você gosta de SHMUPs, "Vanguard" vai te proporcionar alguma diversão por um tempo, do contrário, vale como curiosidade histórica.

25- World Wars: Um "jogo de navezinha" um pouco acima da média, apenas com uma jogabilidade que leva um tempinho para se pegar o jeito, igual a "Bermuda Triangle". No geral, tem todos os elementos típicos esperados de um SHMUP antigo.

E fechamos a lista! Agora, se vale a pena comprar ou não a coletânea, cabe a cada um decidir. A última coisa que posso dizer é que acho mais recomendado para jogadores oldschool, mas nem de longe descarto a ideia que a galera mais nova possa se divertir com alguns dos títulos presentes no pacote.
Bom jogo a todos e até a próxima!

0 Comments:

Postar um comentário