3 de jan. de 2017

Os animais de estimação mais legais dos jogos oldschool



Na maioria dos jogos de 8 e 16 bits cabia ao herói sozinho salvar o mundo ou a namorada, mas vez ou outra algum deles contava com a sorte de ter um mascote fiel ao seu lado- um alento e tanto quando lembramos do clima "eu contra o mundo" que imperava nos jogos da época!
De cães à seres alienígenas amorfos, os mascotes sempre dão uma graça a mais aos jogos, além de serem essenciais em alguns momentos de aperto. Em agradecimento a todas as vezes que nos tiraram do sufoco, o OSD separou uma pequena lista com seis desses valiosos ajudantes.

E para aqueles que sentirem falta de Yoshi (Super Mario World- SNES) na lista, sua ausência se deve a que, em minha opinião, o Yoshi ser algo mais próximo de um coadjuvante do que de um animal de estimação. Ele até deixa um bilhete para algum eventual visitante quando não está em casa! 

6- The Dog- "Secret of Evermore"/ SNES



Quem melhor para estar contigo em uma outra dimensão bizarra onde se foi parar por engano do que seu fiel cachorro de estimação? E se ele puder mudar de forma, de cão das cavernas até um ciborgue futurista, melhor ainda! The Dog pode ser batizado com o nome que o jogador quiser, mas independente da escolha, não mede esforços em proteger seu dono das mais bizarras criaturas que esse pequeno clássico injustamente esquecido espalha pelo caminho, The Dog é fiel nesse ou em outro mundo qualquer.

5- Roadkill- "Comix Zone"/ Mega Drive



Quem disse que gratidão é algo que um rato não é capaz de sentir? Ao ser salvo por Sketch Turner de ser esmagado na caçamba de um caminhão de lixo, Roadkill passa a ser o fiel escudeiro do desenhista e vai fazer de tudo para agradecer, desde puxar alavancas e achar garrafas de ice tea escondidas até dar choques contra quem ousar atacar seu dono. Isso é, quando não está sendo confortavelmente carregado no bolso do cartunista-tornado-herói.

4- Pikachu- "Pokemon Yellow Version"/ Game Boy



O mais carismático de todos os monstros de bolso é um exemplo de que nem sempre uma grande amizade começa com o pé direito. Após ser capturado e empurrado arbitrariamente para o jovem treinador pelo professor Oak, Pikachu vai acabar seguindo o garoto por todo canto de  Kanto (péssimo trocadilho... peço desculpas...), dando um thundershock atrás do outro enquanto ganham insígnias e capturam mais amigos. 
Isso soou um tanto esquisito....

3- Blob- "A Boy and his Blob"/ NES



Um alienígena que lembra um boneco de neve feito com massa de pão e que pode se transformar em quase qualquer coisa ao ser alimentado com jujubas coloridas. Quem não adoraria ter um amigo assim, mesmo que para isso tivesse que ajudar a derrotar um ditador alienígena em um planeta distante? 

2- Boko- "Final Fantasy V"- SNES



Se você é um aventureiro com uma sede inesgotável de viajar mundo afora, esqueça os cavalos! Um chokobo é sua melhor opção, ainda mais se for algum como Boko. No correr das aventuras de Bartz e companhia, o pássaro amarelo vai provar seu valor mais de uma vez, além de ainda conseguir uma namorada e um filhote entre uma corrida e outra. Dentre todos os chokobos que figuraram nessa extensa franquia, o Boko de "Final Fantasy V" é sem dúvida o mais marcante e carismático.

1- Yamato- Shadow Dancer/ Mega Drive & Master System



O cão, sem dúvida, é o melhor amigo do homem- ou melhor, do ninja! O cachorro branco Yamato vai mostrar que não fica nada a dever as habilidades de seu dono Joe Musashi, enquanto corre no meio de cidades em chamas mordendo atiradores, ninjas e caras que parecem figurantes de algum seriado tokusatsu antigo. E caso em algum momento algum bandido leve a melhor na briga, não se preocupe. Cão ninjas não morrem, apenas voltam a ser filhotes.


A lista obviamente não precisava parar por aí... Rastan conta com a ajuda de alguns animais silvestres em sua luta para proteger a selva, assim como Alisia Dragoon tem sempre alguma criatura mística lhe dando cobertura, seja um filhote de dragão, seja um lagarto bumerangue. E não podemos esquecer as vacas e galinhas de "Harvest Moon"! Se você tem algum mascote de videogame preferido que não entrou na lista, deixe um comentário para a gente.


Menção Honrosa

Rush- Megaman III/ NES (e demais jogos da franquia)



Por ser um robô e não um ser orgânico, Rush não pode ser de fato considerado um "animal" de estimação, mas independente disso o cão robótico consegue unir carisma e utilidade como poucos (mesmo quando está servindo como trampolim). O simpático Rush foi uma das melhores adições que a franquia "Megaman" recebeu e mesmo não sendo um cachorro de carne, osso e pulgas, merece ser lembrado aqui.




Um comentário:

  1. adorei a lista, lembro de quase todos mas Eu adicionaria o Dogmeat de Fallout.

    ResponderExcluir