30 de abr. de 2018

Jogos no Steam para retrogamers #13

Sim, o feriado do Dia do Trabalhador é logo amanhã... demoramos um pouco (para variar...) mas vamos deixar umas dicas aqui no blog para você gastar um pouco pouco do próximo salário (ou mesada, em alguns casos) e ter alguma coisa para jogar ao chegar em casa após o expediente (ou faculdade... ou escola... enfim...).  Vamos lá!

SUGESTÃO #1

Se você está com saudades de jogar: The Fantastic Adventures of Dizzy (NES, Mater System, Mega Drive, PC);  Treasure Island Dizzy (NES, PC); The Legend of Zelda- A Link to the Past (SNES); Linus Space Head Cosmic Crusade (NES, Mega Drive)

Tente: Spud's Quest




Sinopse: Um bom jogo no estilo daqueles da franquia "Dizzy" da Codemasters, onde você controla o simpático Spud, um ser esferoíde azul, em sua tentativa de ajudar o Prince Charming  e seus pais a se livrar da maldição lançada por um feiticeiro maligno que os transformou em sapos. Para livrar o mundo desse vilão de uma vez por todas, Spud vai precisar explorar vários cenários pitorescos de um mundo fantasioso, recolher itens inusitados (e, por vezes, usa-los de forma ainda mais inusitada) e resolver uma série de puzzles, enquanto tira morcegos, cobras e yetis do caminho.  Jogo bastante divertido, história divertida, bons gráficos, boa música e também, em grande parte, mais fácil que seus antecessores clássicos (exceto em um ou outro trecho mais criptográfico). 

SUGESTÃO #2

Se você está com saudades de jogar: Quackshot (Mega Drive), Ducktales (NES), Ducktales 2 (NES)

Tente: Pharao Rebirth +




Sinopse: Doutor Jonathan Banfield, um (incompreensivelmente) renomado arqueólogo transformado em coelho devido à uma maldição por mexer no artefato antigo errado, encontra o oásis perdido de Amshear e consegue a proeza de ser amaldiçoado uma segunda vez além de liberar um mal ancestral no mundo, o espírito do faraó Sehur the First (Sehur Primeiro, em tradução livre). Cabe agora à versão logomórfica de Indiana Jones salvar-se da maldição e livrar o mundo da ameaça de Sehur the First (não necessariamente nessa ordem). Um jogo de aventura estilo plataforma com muita exploração e itens a serem encontrados em vários labirintos. Um jogo ideal para quem gosta de fuçar todos os cantos do mapa em busca de tesouros escondidos, passagens secretas e segredos!

SUGESTÃO #3

Se você está com saudades de jogar: Mighty Bomb Jack (NES); Boomerang Kid (NES); Linus Spacehead (NES); Linus Spacehead's' Cosmic Crusade (NES, Mega Drive)

Tente: VolChaos



Sinopse: Um jogo onde você controla um explorador vestido como um cowboy (sabe-se lá porque...) que, ao se encontrar completamente quebrado financeiramente, toma a única decisão sensata: ir para um perigosa região vulcânica habitada por uma série de criaturas perigosas comumente inundada por lava e procurar pedras preciosas. É um daqueles jogos onde você deve tentar chegar do "Ponto A" ao "Ponto B" enquanto apanha uma série de itens (no presente caso, pedras preciosas) pelo caminho. Para ser franco, não é meu tipo de jogo, mas "VolChaos" é bem feito, e conta com bons gráficos pixelados. É um jogo casual razoável, e deve agradar o pessoal que gosta de jogos como "Super Meat Boy".

Por hoje as dicas são essas. Bom jogo a todos os trabalhadores e futuro trabalhadores.

23 de abr. de 2018

OSD Burocrático- Spaceport Hope



A nova seção do OSD é parente próxima da seção "OSD Não Recomenda", mas enquanto a seção mais antiga aponta algum jogo como fraco ou de baixa qualidade, a nova seção vai tratar de jogos que não são ruins de fato, mas que tem algum (ou alguns) problema(s) e detalhe(s) que o impedem de serem recomendados. 
Mostraremos, obviamente, os problemas e aspectos negativos desses jogos, mas não vamos nos ater apenas a isso, também apontando seus aspectos positivos, deixando nas mãos do leitor do blog se vale a pena arriscar adquirir o jogo ou não- afinal de contas, é como dizia o Capitão Planeta naquele desenho animado horroroso... "o poder é de vocês".

Para inaugurar a seção... "Spaceport Hope", disponível na loja Steam!



 "Spaceport Hope" é um jogo de plataforma  "metroidvania" em um ambiente de ficção científica você é um courrier/ mensageiro que aceita uma missão do governo e acaba sendo tragado por uma sequência de eventos que envolve até um iminente ataque de uma civilização alienígena, os Cilarian, contra seu planeta.
O jogo possui muitos cenários (o protagonista visita dez planetas diferentes) e uma boa quantidade de inimigos e NPCs, desde piratas até hackers. Tem muita exploração em "Spaceport Hope", assim como muitos itens a serem encontrados e mais de dez armas disponíveis para o protagonista no correr do jogo.
A história vai sendo descoberta gradativamente, o que é interessante, mas o foco do jogo é mesmo a ação. No geral é um jogo de aventura estilo plataforma razoável, embora com gráficos sem nada de especial- são até um tanto sem graça, na verdade. No quesito música, entretanto, a situação é um pouco melhor. Nada de cair o queixo, mas a trilha sonora é legal.

O grande problema de "Spaceport Hope" é que simplesmente não detecta nenhum dos meus controles e, se jogar jogos plataforma pelo teclado já não é o ideal, em "Spaceport"complica muito as coisas em alguns trechos do jogo, tornando jogar o título algo bem frustrante.
Vamos lá... uma empresa indie minúscula realmente acredita que apenas controles originais de XBox 360 são bons o suficiente para ela? Os desenvolvedores não podem dar um jeito de outros controles mais baratos serem compatíveis com seu jogo? É um detalhe pequeno, mas matou minha experiência com o jogo...

Se você tem um controle original e gosta de jogos retrô desse estilo, pode ser uma aquisição legal. Se não tem, só compre se não se importar em jogar com o teclado e de perder muitas vezes seguidamente em alguns trechos do jogo por causa disso. 

21 de abr. de 2018

"Tanglewood"- Novo jogo para Mega Drive chega em junho!



Em 2010 a Watermelon chamou atenção lançando um novo jogo para Mega Drive, o RPG "Pier Solar". Até o momento foi o único jogo dessa desenvolvedora, mas não foi o único jogo a ser lançado para o velho 16- bits da Sega...
Em julho desse ano mais um jogo para o Mega verá a luz do dia. Planejado para ser lançado tanto em versão cartucho quanto digital (tomara que saia na Steam!), "Tanglewood" promete ser ao mesmo tempo uma homenagem quanto um jogo com personalidade própria, onde um ser que parece uma raposa, Nynn, deve sobreviver aos perigos e predadores do mundo selvagem de Tanglewood após se perder de seu bando. O mundo é realmente uma selva, pelo jeito...
Pelo pouco que vi do jogo, o visual me lembrou jogos como "The Jungle Book" e "The Lion King", enquanto o jogo em si me lembrou "Pocahontas" e "The Lion King".
O interessante é que o desenvolvedor, o britânico Matt Phillips está usando apenas ferramentas que estariam disponíveis para se criar e programar um jogo de Mega Drive nos anos 90. Mais old-school que isso, impossível! Torço que mais desenvolvedores de jogos retrô sigam o exemplo dele!
Minhas primeiras impressões foram bastante positivas. Existem alguns vídeos no You Tube para quem quiser conferir e deixo abaixo o link oficial de "Tanglewood". Como disse acima, estou na torcida que o jogo seja disponibilizado na loja virtual Steam. Compra certa!