25 de fev. de 2014

"Shinobi"- A saga do mestre ninja



   "Shinobi" foi o "jogo de ninja" da Sega que concorria com "Ninja Gaiden" da Nintendo, quando eram essas as duas empresas peso-pesado no mundo dos videogames- a época dos 8 e 16 bits. Existiu nesse tempo uma verdadeira guerra entre os jogadores de cada marca, a famosa "Guerra dos 16 bits", equivalente no mundo dos games à 2o Guerra Mundial do mundo real. 

   As discussões esquentadas ocorriam em escolas, cursos, praças ou qualquer outro local onde a rapaziada se reunia, sempre se tentando provar qual empresa era melhor que a outra, ou qual série/ franquia era a melhor. Eu particularmente gosto bastante das duas séries e não me dou ao trabalho de ficar discutindo qual é melhor, "Shinobi" ou "Ninja Gaiden". Curto os dois títulos, e assim me divirto em dobro.

   Acho que a principal diferença é a questão da história. "Ninja Gaiden" teve uma história mais trabalhada e complexa, enquanto as de "Shinobi' poderiam até ser chamadas de clichê. Entretanto os enredos de "Shinobi" tem aquilo que eu, por brincadeira, chamo de "charme da simplicidade", além de cumprirem seu papel de explicar o jogo e deixar as sequencias amarradas. 


   Tudo começa ainda no Master System...


-"Shinobi" (Master System): Uma corporação criminosa chamada Zeed ("Ring of Five", na versão norte-americana) raptou os filhos de vários líderes mundiais. Joe Musashi, um ninja ("shinobi"), é convocado para salvar os reféns e derrotar a corporação. Afinal... para que serviço secreto, esquadrões de resgate, etc, se você tem um ninja por perto?

-"Shadow Dancer"/ The Secret of Shinobi" (Mega Drive): A cidade de Nova York é tomada por um sindicato do crime, Union Lizard, o qual também é responsável pela morte de Kato, amigo de Joe Musashi. Agora, acompanhado por seu cachorro branco Yamato, Joe Musashi vai lutar para libertar a cidade e vingar a morte de seu amigo, enfrentando o Union Lizard e seu chefe, Sauros.Aliás, Sauros é um dos vilões mais nonsense que eu vi nos videogames: um homem lagarto capaz de causar desastres cataclísmicos. O sakê deve ter corrido solto entre a equipe de idealização e roteiro... correu igual a um rio!

Existe uma versão para Master System de "Shadow Dancer", bem fraca, diga-se de passagem e com uma jogabilidade osso duro de doer!

Esse jogo parece ser mais um spin-off, já que não se liga direito as outras sequencias, em termos de enredo e cronologia.


-"The Revenge of Shinobi" (Mega Drive): Três anos após a derrota sofrida em "Shinobi" (Master System) a organização criminosa retorna, tendo mudado seu nome para Neo Zeed (quanta criatividade, não?). Em busca de vingança, Neo Zeed assassina o mestre de Joe Musashi e rapta sua noiva, Naoko. Joe Musashi mais uma vez tem que lutar contra a organização em busca de vingança e de não ficar para titio.

No Japão foi lançado como "The Super Shinobi", um claro exemplo de como os japoneses conseguem criar um nome supimpa e extremamente inovador!


- "Shinobi III- Return of the Ninja Master" (Mega Drive): Com um nome desses só podia ser um jogão, hein? Pois é... Dois anos após sua última derrota a Neo Zeed retorna para ameaçar o mundo (dessa vez tiveram o bom senso de não trocar de nome... Neo NeoZeed soaria ainda mais ridículo...), sob o comando do misterioso Shadow Man (sinistro, hein?).

   Joe Musashi estava em um retiro em uma longínqua montanha quando sentiu a presença da corporação (sentiu a presença! Deu para sacar o naipe do cara, hein?!). Parte então em uma jornada onde terá que atravessar cavernas, montar a cavalo e até surfar em uma prancha voadora (a primeira metade dos anos 90 foi uma época incrível, não acham?) e buscar derrotar o Shadow Man (sinistro, todos tem que concordar...) e a NeoZeed (corporação criminosa que compensa em persistência o que lhe falta em criatividade).


"The Cyber Shinobi" (Master System): Lançado em 1990 apenas para Europa, Austrália e Brasil, quando o Sega Master System já estava sendo descontinuado em outros mercados. O jogo se passa em um futuro próximo, em algum momento não especificado do século XXI, e narra as aventuras do neto do shinobi original, o qual também se chama Joe (sim, criatividade não é o forte dos roteiristas dessa franquia) , o qual tenta impedir a organização criminosa Cyber- Zeed (ok, sem comentários...) de lançar várias cargas de plutônio ao redor do mundo.

Esse jogo também parece ser um spin-off da série original, mas tendo mais relação com ela em termos de cronologia que "Shadow Dancer".

EXTRA



-"Alex Kidd in Shinobi World" (Master System): O que fazer se sua namorada for raptada por um perigoso vilão? Ir salvá-la, lógico! E se você puder contar com a ajudinha do espírito de um antigo shinobi para te tornar um ninja também? Melhor ainda!
Essa é mais ou menos a premissa de um dos mais simpáticos cross-overs do mundo dos games, onde Alex Kidd vai deixar o pedra-papel-ou-tesoura de lado em prol das seculares ténicas dos guerreiros das sombras japoneses, a fim de resgatar sua amada e derrotar o perverso Dark Ninja- que retornou 10000 anos após ser banido para sabe-se lá onde, aparentemente apenas para raptar a namorada do Alex (que azar miserável, hein?).

Divertido, com gráficos e sons bem legais, esse jogo funciona como uma paródia da série, tendo suas fases e inimigos inspirados nos do primeiro "Shinobi", inclusive as próprias músicas de "Alex Kidd in Shinobi World" sendo remixagens das músicas do jogo original.




Brincadeiras a parte, a franquia "Shinobi" é muita boa e tem aquele clima onírico, descompromissado, por vezes até um tanto ingênuo que marcou a maioria dos jogos das gerações 8/ 16 bits e que aos poucos foi se perdendo desde então. Fora isso, a arte das capas japonesas dos jogos da franquia é um atrativo a parte. Todas excelentes!

Aos poucos iremos postando reviews para cada jogo da série merece aqui no OSD. Fãs de ninjas, fiquem atentos!

P.S: Existiram jogos para outros sistemas- o portátil Game Gear, Sega Saturn, etc, mas não os joguei e nada sei a respeito deles. Está aí um bom projeto para o futuro!

0 Comments:

Postar um comentário