18 de fev. de 2014

Cinco personagens muito legais injustamente deixados de lado

   


   É quase incontável a quantidade de personagens que apareceram no mundo dos videogames no período 8 / 16 bits. Uns poucos conseguem seguir adiante nas continuações das franquias. Outros simplesmente foram deixados de lado. Em alguns casos o ostracismo é merecido. Já em outros você se pergunta “Mas por que tiraram tal personagem? Ele era tão legal.”. É nesse espírito que buscamos no fundo do baú da memória cinco personagens que mereciam uma participação um pouco mais longa no mundo dos videogames!




1- Max- “Streets of Rage 2” (Gênesis/ Mega Drive)



   O melhor jogo da franquia “Streets of Rage” e um clássico no estilo “beat’em up!”, "Streets of Rage 2" trouxe dois personagens novos para a luta contra Mister X. Um dos novatos foi Max Thunder, lutador de wrestling que chamava atenção pela força descomunal e pelos golpes especiais absurdamente úteis. Seguindo a tradição de grapplers (personagens no estilo Mike Haggar e Zanguief), Max era mais lento que os outros personagens, algo que não chegava a atrapalhar de fato- em especial se o grandalhão conseguisse colocar as mãos em um cano de ferro ou uma espada. Infelizmente nada disso foi suficiente para evitar que Max fosse cortado do elenco de “Streets of Rage 3”, fazendo apenas uma ponta em um dos finais do jogo.


2- Carlos- “Final Fight 2” (SNES)


   Lutador sul-americano oriundo de uma família de imigrantes japoneses, Carlos Miyamoto fez sua estréia na franquia “Final Fight” como um amigo do prefeito Mike Haggar disposto a ajudar na briga contra a organização criminosa Mad Gear. Com sua cara de durão, cabelo comprido e uma espada presa às costas, Carlos unia boa força à boa velocidade e tinha o golpe especial visualmente mais legal do jogo. Um personagem que tinha tudo para dar certo, não? Porém... não emplacou... Após "Final Fight 2", Carlos só teve mais uma participação em jogos de videogame, fazendo figuração em um dos finais do jogo "Capcom Fighting Evolution" (intitulado “Capcom Fighting Jam" no Japão).

3- Gilius Thunderhead -“Golden Axe”, “Golden Axe 2” (Gênesis/ Mega Drive)



  Mais conhecido como “o anão” ou “o anão com machado”, Gilius Thunderhead foi um dos protagonistas dos primeiros dois jogos da série Golden Axe, onde o baixinho com capacete de chifres roubava a cena a base de machadadas e cabeçadas. Quando a terceira seqüência do jogo saiu... surpresa! No lugar do machado, Gilius agora porta uma bengala e atua apenas como um coadjuvante que ajuda a guiar os heróis durante o jogo. O tempo passou, e o já idoso Gilius aposentou-se da carreira de aventureiro, passando a atuar como mentor palpiteiro desde então. Apesar de “Golden Axe 3” ter sido um bom jogo, o papel dado a Gilius foi, sem dúvida, decepcionante.

4- Ness- “EarthBound” (SNES)



  Protagonista de um dos RPGs mais interessantes lançados para SNES, o garoto de boné vermelho e poderes psíquicos perambulou por meio mundo, esbarrou com todo o tipo de gente bizarra e evitou uma invasão alienígena, mas não conseguiu garantir uma participação maior nos jogos da Nintendo, reaparecendo apenas na série caça-níqueis “Super Smash Bros” -e ainda por cima, inicialmente apenas como personagem secreto! O guri merecia mais...

5- Samson -“Little Samson” (NES)



   Samson (Lickle, no original japonês) e seus companheiros Kikira, Gamm e K.O foram os protagonistas de um dos jogos estilo plataforma mais legais do NES, mas desde então simplesmente sumiram, imerecidamente relegados ao limbo. Um triste destino para uma das trupes mais simpáticas de todos os bits.


   A lista não precisaria parar aí, obviamente. Em um universo em permanente expansão e movimento, como o dos videogames, não faltariam nomes para acrescentar, mas esses poucos exemplos podem servir para se olhar para trás, para o que foi produzido nos jogos antes, e quem sabe achar algumas surpresas divertidas de um tempo com menos bits.

2 comentários:

  1. Mas o Máx ficou de fora pq ele desequilibrava o jogo demais. Mesmo sendo lento ele era estupidamente forte!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, mas podiam ter alterado o Max um pouco e mantido o cara... o Axel foi bem modificado para o "Streets of Rage 3".
    Era meu personagem favorito do "Streets of Rage 2".

    ResponderExcluir