Dessa vez tenho que admitir que é de um jogo que ainda não joguei, ao contrário de todos os outros de que falei até agora (sim, eu joguei "Phalanx" do SNES), pois esse jogo de hoje saiu apenas para o Commodore 64, uma plataforma que tive pouquíssimo contato.
Em geral prefiro falar apenas de capas de jogos que conheço de primeira mão, mas não dá para não dizer nada quando você esbarra com isso na internet:
Sim. É essa a arte da capa do jogo "Blood n' Guts". É sério. Como falei acima nunca joguei o jogo (e vendo essa capa não me anima nada em jogar), mas li que lembra o "Caveman Games" do NES então sei mais ou menos do que se trata: uma versão sangrenta e caricata de jogos olímpicos, só que dessa vez estrelando supostos bárbaros.
Não vou entrar no mérito do jogo ser bom ou não... vou me ater apenas a capa, o que, convenhamos, já é o suficiente... é tanta tosquice junta que é até difícil escolher por onde começar...
Bom...vamos lá... a arte, falando de forma bem geral, é, na melhor das avaliações possíveis, amadora. Extremamente amadora. Amadora padrão moleque de 10 anos que no lugar de estudar na sala de aula fica desenhando na última folha do caderno- e um moleque de 10 anos sem muito talento e que nunca na vida pisou em um curso de desenho, diga-se de passagem!
Por que escolheram o trabalho de alguém com essa total falta de técnica? Mistério... talvez fosse o irmão mais novo de algum dos programadores, ou então o dono da empresa esqueceu pela 4o vez consecutiva o aniversário do filho e para tentar se redimir mandou usarem algum desenho do moleque como capa do jogo, e assim tentar fazer o garoto esquecer o quanto o papai é negligente... Acho plausível. Bem mais plausível do que por terem achado essa ilustração esteticamente adequada.
Quanto a ilustração em si... o que dizer? Três sujeitos vestidos com sobras de figurino do filme "Spartacus" de 1960, os quais os produtores do jogo querem que acreditemos serem guerreiros bárbaros. Vamos analisar um por um.
Olhe o sujeito mais a direita... o que roubou as botas do Conan e tem um péssimo gosto para fivela de cinto... olhe bem para ele... cabelo de cantor de dupla sertaneja do início dos anos 90 e um bigode imitando vilão chinês de filme velho! A combinação de cabelo mullet e bigodinho Fu Manchu com certeza deixou esse cara com o visual mais "vem cá meu puto" de todo o mundo gamistico!
E o que é aquilo embaixo dele? Um gato alienígena? Um lêmure mutante? Uma arte conceitual de algum pokemon rejeitado? Que bicho mais ridículo... não é a toa que o sujeito do bigodinho está querendo cagar nele...
Depois, agachado a esquerda... sim, o sujeito que sonha ser o Juma* quando crescer e se veste de rosa para mostrar que está seguro de sua masculinidade. Provavelmente também acha que carregar um cabo de vassoura quebrado ao se vestir assim o torna mais intimidador. Ou talvez o cara fosse simplesmente daltônico... ou melhor ainda! Talvez o ilustrador fosse daltônico! Isso explicaria muita coisa, como o chão que mais parece sopa de ervilha derramada do que um gramado...
Por fim, o careca apoiado no menir onde, para horror dos druidas que o colocaram ali, gravaram o nome do jogo. O sujeito parece um monge shaolin banido de algum templo- provavelmente porque preferia ficar enchendo a cara no lugar de treinar kung fu... os outros dois pelo menos estão carregando armas (quer dizer, um está carregando um cabo de vassoura, mas vá lá...nem todo mundo pode empunhar uma Excalibur, né?), enquanto o careca está carregando uma caneca em forma de chifre cheia de goró! Será que está vestido de amarelo para ninguém reparar quando ele vomitar em cima de si mesmo, completamente bêbado? Agora, uma coisa eu devo admitir... não é qualquer um que consegue transformar uma caneca de bebida em um gêiser portátil! Não sei no que isso seria útil no campo de batalha, mas que é maneiro, é!
Por fim, um céu era para ser algo tormentoso, tempestusoso e assustador, mas parece mais uma gigantesca mão negra se preparando para apanhar esse desenho e jogá-lo na lixeira mais próxima- um fim não muito heroico, mas merecido.
Vou parando por aqui, porque essa é daquelas ilustrações que quanto mais você olha, pior fica. Depois dessa, acho que vou ter que lavar os olhos com água sanitária. Se alguém aí se animar em jogar "Blood n' Guts" apesar da capa, me conta depois o que achou- apenas não me responsabilizo por quaisquer danos ou traumas sofridos por olhar essa capa por muito tempo! Já deixo isso bem claro!
*Juma é um guerreiro kushita que aparece em algumas histórias do Conan, como um dos melhores amigos e mais fortes aliados do Cimério. Foi originalmente criado pelos escritores L. Sprague de Camp e Lin Carter, que assumiram a escrita das histórias do Conan, O Bárbaro após a morte do criador original, Robert E. Howard.
0 Comments:
Postar um comentário