Jogos com nomes parecidos, ou mesmo iguais, não são uma ocorrência tão rara assim no mundo dos games, e sempre geram confusão. O obscuro "Great Soccer", lançado pela Sega para o Master System em 1985 no Japão e no ano seguinte apenas para a Europa, é um desses casos, partilhando o nome com o "Great Soccer" mais conhecido, aquele que no Brasil foi chamado de "Super Futebol" e no Japão e Europa de "World Soccer".
Isso ocorreu porque o "Great Soccer" de 1985 não foi lançado nos EUA, então acabaram utilizando esse nome para o "World Soccer" japonês, mas ainda assim alguma ambiguidade acabou surgindo, tanto que volta e meia o "Great Soccer"/ "World Soccer" é chamado de "Great Soccer 2"- só não foi pior devido a obscuridade do "Great Soccer" de 1985 nesse lado do globo terrestre!
História e Roteiro
Sabe aquela música do Skank que fala "Está rolando agora, é uma partida de futebol"? Pois é, é isso. O jogo é o cúmulo da frugalidade e se resume a UMA ÚNICA partida entre dois times, vermelho e azul. Acabando a partida, volta-se para a tela de abertura para se iniciar uma nova.
Gráficos
Os gráficos de "Great Soccer" são muito simples, o que não podia ser diferente para um jogo de 1985. Os jogadores de ambos os times são todos iguais, só mudando a cor da camisa, e animação deles correndo, chutando ou saltando é bem dura. O campo é pequeno e simplesmente um retângulo verde pouquíssimo detalhado- apenas umas arquibancadas sem graça.
O melhor que pode ser dito dos gráficos de "Great Soccer" é que, apesar de rudimentares, não são de fazer doer os olhos.
Música e Efeitos Sonoros
Muito limitado em ambos os aspectos... o jogo possui uma única música, que toca durante a partida e realmente não é grande coisa, sendo bastante genérica- podia perfeitamente ser a música de uma fase de um joguinho plataforma passado em uma floresta, por exemplo. E quando digo "durante a partida", é só durante a partida mesmo! O jogo não tem mais nenhuma outra música! A tela de abertura é completamente muda!
Os efeitos sonoros são fracos. O som dos chutes parece alguém dando uma topada e a vibração da torcida parece mais o som de uma nave explodindo de algum shooter antigo do que que a gritaria empolgada de torcedores. O mais aceitável é o som do apito que soa em alguns momentos do jogo, como no pontapé inicial.
Controles e Jogabilidade
Os controles são confusos e a jogabilidade bem ruim. É difícil passar a bola e os chutes saem fracos, nunca alcançando o ponto exato que você quer!
Outro ponto muito ruim é a inteligência artificial dos jogadores do seu time, que deixa muito a desejar... eles parecem ser incapazes de se colocarem no lugar certo para receber um passe!
O goleiro é um caso a parte... controlar o goleiro no início é confuso, mas depois dá para levar. Não que se possa dizer de forma alguma que seja algo satisfatório, mas não é tão ruim quanto parece a princípio.
Também é frustrante não existirem opções de time para o jogador escolher. Você sempre joga com o time de camisa vermelha e não existem diferenças entre os dois times, exceto pelo uniforme.
Obviamente que, com treino, se pega o jeito de lidar com as limitações dos controles e da jogabilidade, mas francamente... quem perderia tempo com isso?
Dificuldade
"Great Soccer" tem três níveis de dificuldade (amador, semi-profissional e profissional) e é daqueles meio "8-ou-80"... no "amateur" o desafio é pífio, enquanto nos outros dois vira osso duro de roer, embora isso seja devido aos controles esquisitos e a jogabilidade truncada, que tornam tudo bem frustrante, e não uma forma de estímulo pensada pelos programadores do jogo.
Comentário Final
Capa de "Great Soccer" na versão europeia |
"Great Soccer" é um jogo datado, limitado e sem atrativos. A única razão que pode ser apontada para alguém jogar esse jogo hoje em dia é por curiosidade, tendo pouca coisa em "Great Soccer" capaz de divertir.
NOTA: 2,0
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