Em pleno início dos anos 90 você, jovem gamer brasileiro, está em alguma loja tipo Fotomania dando uma olhada na prateleira de jogos de Master System e se depara com isso:
Do que você imaginaria que o jogo se trata?
De detetive, obviamente! Olha lá a lupa! Deve ser um jogo onde você é um detetive investigando um crime e...
Espera um instante aí... os detetives usam as lupas para investigar coisas pequenas colocando a lente bem próximo delas... esse detetive está investigando a rua? Isso nos deixa com três opções...
1) Não é um detetive lá muito competente...
2) É um detetive gigante, com uns vinte metros de altura e uma lupa proporcional, investigando uma das principais avenidas comerciais da cidade (ele deve ter um pouco mais de dificuldade quando as investigações precisam ser feitas dentro de prédios e recintos fechados).
3) Essa capa não faz o menor sentido e o desenhista não tinha a menor ideia do que estava fazendo...
E a opção correta é a... 3! Uma salva de palmas para quem acertou!
Do que se trata esse jogo afinal? O nome não parece ter a ver com detetive... e isso aí? É uma lupa ou não?
O jogo é um jogo de ação misturado com corrida, onde você encarna um espião internacional que pilota vários veículos diferentes, como um carro ou moto, enquanto corre pelas ruas, céus e mares da cidade combatendo outros veículos e tentando cumprir suas missões enviadas pelo presidente em pessoa.
É... um espião pode até utilizar uma lupa em algumas situações, mas... dirigindo um carro? Isso não faz sentido e...Espera aí...
Isso não é uma lupa! É o retrovisor do carro!
Os caras querem promover um jogo de ação ininterrupta, cheio de correria, batidas e tiros, e usam um retrovisor refletindo uma avenida vazia como capa? Eles queriam que o jogo não vende-se bem? Era isso? Se fosse para um panfleto de propaganda de auto-escola estaria perfeito, mas para um jogo de ação e corrida? Essa cena parece mais propaganda do departamento de trânsito tentando convencer os cidadãos da segurança e tranquilidade das vias públicas de sua cidade!
Como chegaram a essa capa? Sério... como chegaram a isso? Será que rolou algo assim na agência de propaganda e marketing?
CHEFE: O prazo termina amanhã. Terminou a capa para aquele jogo novo que vai ser lançado, o tal "Action Fighter"?
DESENHISTA: Terminei sim. Aqui está. (passa o original para o chefe)
CHEFE: Olha... não está feio... não está não... mas não e um jogo de ação? Tem até "action" no nome! Esse desenho aí, esse cenário... está muito paradão... parece o centro da cidade no domingo... Não era para ter uma motos e carros perseguindo você ou coisa assim?
DESENHISTA: O espião é tão bom e dirige tão bem que deixou todo mundo para trás. O jogador vê isso na capa e sente motivado a tentar fazer igual. Se sente inspirado, sabe? Tipo "Eu quero ser um espião que dirige tao bem quanto esse cara e não ver ninguém quando eu olhar pelo retrovisor".
CHEFE: Mas tem retrovisor nesse jogo? Quero dizer... tem uma telinha menor ou algo assim que mostre o que você está vindo atrás de você? Ou alguma outra forma de você ver aquiloo que o espião estaria vendo no retrovisor do carro?
DESENHISTA: Não...
CHEFE: PERFEITO!
Como o jogo é da metade dos anos 80 acho uma hipótese bastante plausível. O pior é que o jogo nem é ruim... e o carrinho da tela de abertura até pisca os faróis para você! Tudo bem, não é nada lá muito empolgante para combinar com o "action" do nome, mas ficou tão simpático!
Aqui sim tem ação! Agora sim! |
Nunca vou entender porque simplesmente não usaram a capa japonesa original, ou pelo menos não fizeram uma nova baseada, ou pelo menos inspirada, nela! A capa japonesa faz muito mais justiça ao jogo... não dava para produzir algo parecido? Era tão difícil assim encontrar alguém que conseguisse desenhar um carro esporte nos EUA durante os anos 80? Francamente...
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