12 de ago. de 2019

Os jogos da Fisher-Price lançados para o NES!


Para os veteranos que já produziram seu próprio player 2 o nome Fisher-Price talvez não seja estranho... é aquela firma de produtos para bebês e crianças de qualidade e bem caros. Agora... o que a maioria dos jogadores veteranos provavelmente não sabe é da parceria da Fisher-Price com a Nintendo. Eu nem imaginava uma coisa dessas... descobri por acaso enquanto cavava por jogos de NES esquecidos e obscuros.
A parceria teve como fruto três cartuchos diferentes, do gênero "edutainment". Falando francamente... nem dá para fazer review dos três jogos da forma usual aqui do blog... são voltados para um público bem específico e acho até que a faixa etária nas capas está exagerando quando recomenda de 3 até 8 anos. Acho que de 3 até 5 seria mais adequado, em vista do que os jogos são. Os jogos são bem simples e, a menos que você tenha essa idade, não há nada neles que possa te interessar. Isso é fato consumado.
"Mas eu vi que tem um jogo de memória e jogos de memória são legais!"
Sim, são... mas esse tem um nível de desafio beirando o nulo para um adulto ou adolescente... tem muitos jogos relacionados com memória por aí que são bem mais adequados a essas faixas etárias.
Mas voltemos aos jogos...  Talvez a Fisher-Price não estivesse lá muito bem das pernas financeiramente na época, ou simplesmente não levasse muita fé em um produto lançado para esses tais videogames...os jogos passam a impressão de mal polidos... os gráficos são claramente inspirados em produtos e ilustrações infantis, mas não são lá muito vistosos... os jogos em geral só tem uma música tocada ininterruptamente... e a jogabilidade de "FisherFire House Rescue" é bem truncada- ainda mais para alguém cuja coordenação motora fina ainda está se austando, como uma criancinha de três anos. 



Não sei dizer especificamente de quem é a culpa, ou quais foram de fato os piores fatores ...falta de verba? Falta de tempo? Equipe desenvolvedora de qualidade duvidosa? Um pouco disso tudo, talvez? Os jogos, de fato, foram desenvolvidos por empresas pequenas, como a Beam Software, ou de segundo escalão, como a Imagineering, e lançados por outra empresa sem tanto renome, a GameTek.
Nada muito impressionante? De fato não, embora essas mesmas empresas tenham tido alguns momentos razoáveis: a Beam Software é responsável pelo cult "Nightshade" de NES; a Imagineering fez um ou outro jogo mediano, como "Ghostbusters II" do NES, e participou com outras empresas no desenvolvimento de jogos maiores como "Bart vs the Space Mutants"; das mãos da GameTek saíram os jogos de PC "Dark Colony" e "The Humans" (esse último chegou a receber um port para SNES).
Não dava, então, para os joguinhos da Fisher-Price seem pelo menos um pouco mais bem acabados?Enfim.... não foi assim que aconteceu... e olha que os jogos foram oficialmente licenciados, com selo de qualidade da Nintendo e tudo!

Quais foram os jogos? E como eles eram?

1) Fisher-Price- I can Remember:



Lançado em 1990. Um joguinho da memória muito simples, bem limitado mas ainda assim fofinho- para alguém que deixou as fraldas a pouco tempo, obviamente!
E não há muito a se dizer além disso.

2) Fisher-Price- Perfect Fit



 Também lançado em 1990. Um jogo de encaixar voltado para incentivar o aprendizado de formas e o raciocínio lógico. Também foi desenvolvido pela Beam Software.

3) Fisher-Price- Firehouse Rescue



Baseado em um brinquedo de bombeiros- inclusive o design dos personagens do jogo são claramente inspirados em brinquedos, daí também serem bem estáticos. Lançado em 1992, dos três títulos da Fiser-Price sem dúvida é o mais chamativo e incrementado. Em uma primeira tela deve-se guiar o caminhão de bombeiro por um labirinto até a casa pegando fogo (sem esquecer de primeiro apanhar a chave da casa pelo mapa) e uma vez lá salvar os moradores e seus animais de estimação.


Esse jogo recebeu muito criticismo injusto de gente que sequer deveria o estar jogando! Críticas como "O enredo não faz sentido"; "Não faz sentido  apanhar uma chave primeiro" ou "Como assim um labirinto? Deveria ter uma caminho sinalizado para o caminhão de bombeiros!" simplesmente esquece que esse é um jogo educativo! O labirinto é para incentivar memória, reflexos, senso de direção e coisas assim. Não é para ser uma representação realista do mundo real! Simples assim!
E esse jogo nem é para alguém da sua faixa etária, no fim das contas!
Uma crítica mais justa contra "Fisher-Price-Firehouse Rescue" é contra sua jogabilidade, que de fato deixam muito desejar com sua resposta truncada aos comandos! Isso é algo que pode até colocar em risco o valor lúdico do título, fazendo que as crianças se aborreçam ou se frustrem e abandonem a partida! Crianças de 3 ou 4 anos não costumam ter muita paciência para esse tipo de coisa!


Nenhum dos três títulos foi um estrondoso sucesso de vendas, o que provavelmente desestimulou a Fisher-Price a continuar- e, sem querer parecer cruel, não fez (e nem faz) lá grande diferença a ausência dessa franquia...
Nos dias de hoje... bom... a menos que você queira ver um filho(a) ou sobrinho(a) jogando, não há absolutamente nada nesses jogos para nós, além de sua curiosidade histórica. Recomendo, inclusive ,que a curiosidade seja morta através da leitura de algo sobre esses jogos na internet ou assistindo uns videos no You Tube. Jogá-los seria uma grande perda de tempo. Falando francamente mais uma vez, a menos que você seja um colecionador harcore que deseja ter absolutamente todos os títulos de NES lançados, por questões de mero colecionismo, não há razão alguma para se adquirir um desses cartuchos, por mais baratos que os encontre por aí.

E é isso! Por hoje é só e bom jogo a todos! E fiquem tranquilos que se eu achar mais bizarrices como essa ao escavar jogos antigo, partilho com vocês aqui no blog correndo. Um abraço!

0 Comments:

Postar um comentário